Quero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

O Curso de Jornalismo do IBES está estruturado de forma a estabelecer uma integração das disciplinas, Projetos Experimentais, o da Agência Integrada de Comunicação.

Outra característica importante é a criação da disciplina “Eletiva”. O conteúdo visa a formação de profissional multitarefa capaz a aplicar conteúdos e gerir informações nos diversos contextos da comunicação, seja em veículos de imprensa, produtoras, assessorias ou demais organizações.

 

Profissional: jornalista

Carga horária: 3480 horas/aula Alterar

Duração: quatro anos

Período: noturno

Mercado de atuação: Veículos de comunicação nas áreas de televisão, rádio e jornalismo impresso; Webjornalismo; Assessoria de Imprensa nas áreas pública e privada

 


 

Jornalismo - Blumenau

 

grade_01

Grade

Curricular

docente_02

Corpo

Docente

laboratorio_01

 Laboratórios

 

valor_01

Investimento

R$ 780,90*

facebook-logo

Rede Social

*Válido para 2017/2 - para pagamento realizado até a data do vencimento.


 

Situação Legal

AUTORIZAÇÃO

Portaria 659 de 17 de março de 2004

Publicada no DOU de 18 de março de 2004

 

RECONHECIMENTO

Portaria 1.157 de 04 de agosto de 2009

Publicada no DOU de 05 de agosto de 2009

 

RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO

Portaria 413 de 11 de outubro de 2011

Publicada no DOU de 14 de outubro de 2011

Portaria 270 de 03 de abril de 2017

Publicada no DOU em 04 de abril de 2017

 


 

Perfil, Missão e Objetivos do Curso

Perfil do Profissional

O egresso do curso de Jornalismo deve estar apto apurar, produzir e socializar informação de qualidade para diferentes plataformas e públicos, atendendo às variadas demandas que surgem no contexto das organizações e da sociedade, atuando seguro de suas competências científicas, técnicas, teóricas, práticas, estratégicas e estéticas;  integrando-se adequadamente ao seu contexto cultural, social, político e econômico com consciência de suas responsabilidades éticas; além de ser capaz de encarar com dignidade e desenvoltura os desafios pessoais, sociais e profissionais do mundo contemporâneo, estando apto a se inserir nos diferentes segmentos do mercado jornalístico de forma a realizar processos e atividades com eficácia e eficiência, atuar colaborativamente e de forma sustentável, gerir sua carreira e desenvolver-se de forma contínua.

Missão

Formar profissionais da comunicação, com habilitação em Jornalismo, que, além das competências necessárias para as atividades específicas da área, seja capaz de perceber as tendências de mercado, analisar criticamente a realidade, entender as implicações sociais de sua profissão, e atuar com vistas à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Objetivos

O principal objetivo do curso é formar profissionais capacitados a atuar estrategicamente no planejamento, gestão, criação, produção, avaliação, aprimoramento e inovação processos e atividades concernentes ao universo do Jornalismo, prezando pelo senso crítico, consciência cidadã, atitude ética e visão sistêmica e se constituindo, assim, em pessoas autônomas, engajadas, produtivas e atuantes em seu meio, capazes de apurar, produzir e socializar informação de qualidade para diferentes plataformas e públicos, atendendo às variadas demandas que surgem no contexto das organizações e da sociedade.


 

Galeria de Imagens - Jornalismo

Conteúdo Relacionado

Imagens

Palestra do Jornalista Vito Giannotti (Foto: Teresinha Moraes)
Palestra do Jornalista Vito Giannotti (Foto: Teresinha Moraes)
Palestra do Jornalista Vito Giannotti (Foto: Teresinha Moraes)
5° semestre visitam a RICTV Record

 

Laboratórios

Laboratório de Áudio

Laboratório Ilha de Edição

Laboratório Studio de Foto e Vídeo

Laboratório de Observação do Comportamento

Laboratório de Agência Experimental

 

Conteúdo Relacionado

Imagens

Laboratório de Áudio
Laboratório de Áudio
Laboratório de Foto e Vídeo
Laboratório de Foto e Vídeo
Laboratório de Foto e Vídeo
Laboratório de Áudio
Laboratório de Audio
Laboratório Ilha de Edição
Laboratório de Áudio
Laboratório Ilha de Edição
Laboratórios de Informática
Laboratórios de Informática

 

Depoimentos

 


 

Iniciação Científica e Extensão

Projetos de Iniciação Científica e Extensão: 

 A iniciação científica e a extensão têm como um dos objetivos proporcionar ao acadêmico, através do apoio de um professor qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e sociais, incentivando os acadêmicos a alcançarem uma visão crítica e criativa, além de disseminar a ideia de continuidade da formação.

 

Atualmente estão sendo desenvolvidos 04 projetos de extensão nos cursos de Comunicação, quais sejam: Viva Intensamente Valorizando a Sustentabilidade; Empatia, Narrativas Femininas e Queers no Cinema e, Festival Interdisciplinar de Comunicação,

 

O curso de comunicação possui um Grupo de Pesquisa registrado no CNPq intitulado “Comunicação Estratégia e Competitiva”.


 

Projetos de TCC


 

Membros do Colegiado

Os Cursos do IBES/SOCIESC representados por seus Gerentes de Ensino, nomeiam através de Portarias, uma equipe para compôr os Membros do Colegiado de cada curso oferecido pela Instituição. Confira no anexo abaixo a Portaria de Nomeação dos Membros do Colegiado do curso.


 

Membros do NDE

Os Cursos do IBES/SOCIESC representados por seus Gerentes de Ensino, nomeiam através de Portarias, uma equipe para compôr os membros do NDE de cada curso oferecido pela Instituição. Confira no anexo abaixo a Portaria de Nomeação dos membros do NDE do curso.


 

Anexos:

Fale com o Coordenador

Coordenação de Jornalismo
Prof. Dr. Michael Samir Dalfovo

samir

 MICHAEL SAMIR DALFOVO POSSUI DOUTORADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E TURISMO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ EM 2013. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO MODERNA DE NEGÓCIOS PELA FUNDAÇAO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU EM 2007. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL PELO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BLUMENAU EM 2005.GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PELO INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR EM 2013. GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL PELA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU EM 2003. POSSUI ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE EVENTOS NO BRASIL E NO EXTERIOR. RECEBEU PRÊMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUALMENTE PARTICIPA DE PROJETOS DE PESQUISA, É COORDENADOR: DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (PUBLICIDADE & PROPAGANDA E; JORNALISMO); FOI COORDENADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM 2013_II; COORDENA A REVISTA INTERDISCIPLINAR APLICADA. MEMBRO DA CPA E CONSEPE E, PROFESSOR TITULAR DA SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA - IBES. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES O TERMO MAIS FREQUENTE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: PLANEJAMENTO, PESQUISA DE MERCADO, TEORIA DOS STAKEHOLDERS, VANTAGEM COMPETITIVA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

(47) 2111-2917 – samir.dalfovo@sociesc.com.br

 


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.